SEJAM BEM VINDOS!!!!
Este espaço foi criado para ser o nosso cantinho de informação, interação e colaboração. Aqui, iremos postar os conteúdos das aulas, as atividades, vídeos, textos e muito mais...
sábado, 14 de novembro de 2009
Como Incluir e editar os Gadgets do Blogger - links e contador de visitas
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Fundação Victor Civita premia projeto de Ambiente Virtual de Aprendizagem
Karla Veloso: educadora nota 10
Karla Veloso recebendo o
Prêmio Educador Nota 10
“Ser uma educadora para mim é um dom. Você tem que fazer com muito amor, carinho e persistência. Não é fácil trilhar o caminho da Educação no nosso país.” Karla Veloso tem 29 anos e dá aulas de Geografia para alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental no Centro Educacional NDE UFLA, em Lavras (MG), a 240 quilômetros de Belo Horizonte. Ela foi eleita “Educador do Ano” na edição 2009 do Prêmio Educador Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita aos profissionais que se destacaram este ano com projetos educacionais. Do tradicional copia e cola dos alunos, Karla saltou para um ambiente virtual de aprendizagem. O resultado? Alunos motivados, tempo de estudo estendido e pais engajados.
A cidade de Lavras está mais inspirada do que nunca. O reconhecimento com o prêmio tem motivado outros professores, alunos e escolas a vencerem as barreiras do medo da tecnologia. “A ideia de que a internet tomaria o lugar do professor não faz sentido. Somos os mediadores do conhecimento. A Educação está passando por um processo de transformação. A tecnologia é uma grande aliada, e com o prêmio eu posso divulgar os seus benefícios”, explica Karla Veloso.
Tudo começou em março. A professora, cansada de perceber a tradicional cópia da internet nos trabalhos de pesquisa dos alunos, resolveu fazer algo diferente. “Eu percebi a necessidade de um instrumento de trabalho que auxiliasse no processo de ensino-aprendizagem.” O Centro Educacional NDE faz parte da Universidade Federal de Lavras. E no Departamento de Ciências da Computação uma aluna da Graduação resolveu fazer um estudo de caso com o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade na escola. Depois das mudanças de adequação ao público infantil e os devidos treinamentos, Karla Veloso começou a publicar os conteúdos das aulas naquele ambiente de interação.
Os alunos adoraram. Eles fazem os deveres de casa nessa plataforma, enviam as dúvidas para a professora por e-mail, comentam os tópicos dos outros alunos, conversam via chat e movimentam o fórum de discussão. “Eles ficaram mais motivados, claro. Essa geração cresce na frente do computador. Eles não fazem pesquisa em bibliotecas ou usam enciclopédias. Tudo é feito na internet. Por isso, precisam de alguém para mediar essa busca. Eles têm informação, mas não têm o conhecimento.”
A novidade, a princípio, não agradou aos pais, mas assim que perceberam os benefícios da proposta de estudo da professora, logo voltaram atrás. “Os alunos chegavam dizendo que o computador deles estava de castigo. Os pais tiveram que mudar, e quando perceberam que a internet não estava sendo usada apenas para bate-papo, mas também para aprender, eles mudaram. Sem falar que assim eles podem ter acesso ao que os filhos estão estudando. A ferramenta de trabalho permite, claro.”
O uso de novas tecnologias em sala de aula aproxima professores e alunos. Principalmente os mais tímidos. “Aqueles que são mais quietos, que não têm o dom da palavra, que não conseguem se colocar em sala de aula, no ambiente virtual se descobrem. Interagem, participam, comentam o ‘post’ dos outros alunos”, destaca a professora.
Durante a avaliação do projeto de Karla Veloso, a equipe do Prêmio Educador Nota 10 percebeu um dado interessante. Os horários de acesso dos alunos mostraram que o estudo nas ferramentas colaborativas estende o tempo de estudo. “Rompemos a barreira dos 50 minutos de aula. Nos relatórios de acesso, vimos alunos acessando o ambiente virtual no sábado às 22h59 e outros no domingo às 8h40 da manhã. Você não imagina que um aluno vá pegar um caderno nesses horários para estudar, mas como ele já está no ambiente em que domina, acaba dando uma olhada no conteúdo da escola.”
Há oito anos ensinando os jovens de Lavras, Karla Veloso está em busca de inovações que contribuam com a tarefa de educar. Agora, ela vai divulgar o projeto e explicar para pais, alunos e professores como a tecnologia e o Ensino a Distância estão jogando a favor da Educação.
Retirado na íntegra do Conexão professor
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Orkut perde espaço para o Facebook e Twitter
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Entrevista com o Profº Moran
No Blog Caldeirão de Idéias, encontrei uma entrevista com o Profº José Manuel Moran intitulada Aprendizagem significativa. Lá vocês terão muitos subsídios para a nossa discussão no fórum.
Abraços
Marta
Fonte: http://nteitaperuna.blogspot.com/2008/08/aprendizagem-significativa.html
4º Encontro - Debate na Rede e Elaboração e Edição de Texto
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Dicas de comandos para filtrar o resultado da busca
Realizar uma busca na Internet é uma ação que exige paciência e concentração para não se perder pelos milhares de endereços e seus hiperlinks, que oferecem variadas opções de percursos. Trata-se de uma atividade própria do atual contexto digital da sociedade.
Para buscar informação na Internet, é preciso ser o mais específico possível. Por exemplo, se quer saber sobre folclore da região norte do Brasil, não digite apenas “folclore” no campo de busca. Assim aparecerão milhões de links no resultado, a maioria sem nenhuma relação com o que você procura. Especifique: “folclore amazônico”, “folclore argentino”, entre muitos outros.
Comandos para filtrar o resultado da busca
- Se desejar encontrar a definição de alguma palavra, objeto etc., digite “define: (palavra)”.
- Usar aspas no inicio e no fim (" "), limita a pesquisa na frase digitada. - O asterisco (*) amplia o resultado de uma pesquisa. Exemplo: se digitar Brasil*, aparecerá o resultado da pesquisa para brasileiro, brasileira etc. - Sinal de subtração (-) elimina a palavra ou a frase, para encurtar o resultado de uma busca. Exemplo: Cordilheira-dos Andes. O sinal traz as páginas que contenham qualquer cordilheira, menos a dos Andes. - O sinal de adição (+) amplia a busca e traz páginas que contenham as duas expressões Ex. “folclore brasileiro + região”. - O conectivo "e" (para buscas em site de língua portuguesa), ou "and" (para sites de busca em língua inglesa), deve ser colocado entre duas palavras, assim, a pesquisa traz páginas que contenham as duas expressões. Exemplo: Brasil e Angola. O resultado da pesquisa vai trazer páginas que contenham informação sobre os dois países. - "Ou" (busca em site de língua portuguesa), ou "or" (busca em língua inglesa), deve ser colocado entre duas palavras, para trazer páginas que contenham uma das duas palavras. Exemplo: Brasil ou Angola. O resultado da pesquisa vai mostrar informação sobre um dos dois países.
Alguns sites já fizeram uma seleção prévia de conteúdos interessantes sobre temas variados. Um deles é o EducaRede, na seção Educalinks (http://www.educarede.org.br/educa/html/index_educalinks.cfm), que indica sites para pesquisa por categoria (meio ambiente, pluralidade cultural, jogos educativos, arte e cultura, entre outros).
Outros portais com serviço semelhante:
http://www.webmundi.com/links/busca.asp
http://www.ecoar.org.br/novo/links.asp
http://www.uniesp.edu.br/sp/biblioteca-links.php
Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Navegação, Pesquisa na Rede e Correio Eletrônico - Temas do nosso 3º encontro
Vídeo: Medieval Help-Desk
sábado, 17 de outubro de 2009
Fique por dentro - Revista traz novidades sobre software livre associado a educação
Revista Espírito Livre nº 07

Vale a pena conferir.
Abraços. Marta
Fonte: http://rafaelnink.com
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Humor.
Conto de Escola (Machado de Assis)
A Escola era na Rua do Costa, um sobradinho de grade de pau. O ano era de 1840. Naquele dia - uma segunda-feira, do mês de maio - deixei-me estar alguns instantes na Rua da Princesa a ver onde iria brincar a manhã. Hesitava entre o morro de S. Diogo e o Campo de Sant'Ana, que não era então esse parque atual, construção de gentleman, mas um espaço rústico, mais ou menos infinito, alastrado de lavadeiras, capim e burros soltos. Morro ou campo? Tal era o problema. De repente disse comigo que o melhor era a escola. E guiei para a escola. Aqui vai a razão.
Postado por Alba Livia.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Vamos assistir ao vídeo “Do sonho aos ares” (Santos Dumont)?
Depois de assistir ao videoclipe de 3 minutos, que faz parte do acervo virtual do portal Domínio Público, procure relacionar os pontos mais importantes que surgiram, a partir das questões que se seguem:
Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular? Essa evolução afeta nossas vidas?
Como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal?
Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a Internet?
Primeiro deixe suas idéias fluírem livremente, anotando-as e procurando organizálas. Em seguida planeje seu texto ou faça um roteiro. Escreva e revise suas idéias e o texto elaborado. Digite seu texto, mas sem formatação. Lembre-se de salvá-lo como "doc".
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
O OLHAR DO EDUCADOR
Abraços. Marta
Mensagem de Boas Vindas!
A chegada das novas tecnologias da vida moderna alcançou as escolas e professores, trazendo possibilidades, atributos e propostas de mudança. Mas, em geral, nossas escolas continuam fazendo o de sempre - o professor falando e o aluno ouvindo - com um "verniz" de modernidade, uma vez que as novas tecnologias são utilizadas mais para ilustrar o conteúdo a ser trabalhado pelo professor do que para criar desafios didáticos.
Assim, esperamos que esse curso possa contribuir para uma mudança significativa em direção a um futuro diferente.
Sucesso a todos!!!
Um Abraço,Marta

Nas primeiras horas da manhã,
desamarre o olhar.
Deixe que ele se derrame
sobre todas as coisas belas.
O mundo é sempre novo,
e a Terra dança e acorda
em acordes do sol.
Faça do seu olhar imensa caravela.
que se avista ao longe as belas imagens. E torne tudo a sua volta em útil e belo
lembre-se: As coisas da vida boas ou ruins dependendem da forma com que as olhamos!
Nosso Olhar será de mestre com certeza!
Ana Cristina