SEJAM BEM VINDOS!!!!

Este espaço foi criado para ser o nosso cantinho de informação, interação e colaboração. Aqui, iremos postar os conteúdos das aulas, as atividades, vídeos, textos e muito mais...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dicas de comandos para filtrar o resultado da busca

Realizar uma busca na Internet é uma ação que exige paciência e concentração para não se perder pelos milhares de endereços e seus hiperlinks, que oferecem variadas opções de percursos. Trata-se de uma atividade própria do atual contexto digital da sociedade.

Para buscar informação na Internet, é preciso ser o mais específico possível. Por exemplo, se quer saber sobre folclore da região norte do Brasil, não digite apenas “folclore” no campo de busca. Assim aparecerão milhões de links no resultado, a maioria sem nenhuma relação com o que você procura. Especifique: “folclore amazônico”, “folclore argentino”, entre muitos outros.

Comandos para filtrar o resultado da busca

- Se desejar encontrar a definição de alguma palavra, objeto etc., digite “define: (palavra)”.

- Usar aspas no inicio e no fim (" "), limita a pesquisa na frase digitada. - O asterisco (*) amplia o resultado de uma pesquisa. Exemplo: se digitar Brasil*, aparecerá o resultado da pesquisa para brasileiro, brasileira etc. - Sinal de subtração (-) elimina a palavra ou a frase, para encurtar o resultado de uma busca. Exemplo: Cordilheira-dos Andes. O sinal traz as páginas que contenham qualquer cordilheira, menos a dos Andes. - O sinal de adição (+) amplia a busca e traz páginas que contenham as duas expressões Ex. “folclore brasileiro + região”. - O conectivo "e" (para buscas em site de língua portuguesa), ou "and" (para sites de busca em língua inglesa), deve ser colocado entre duas palavras, assim, a pesquisa traz páginas que contenham as duas expressões. Exemplo: Brasil e Angola. O resultado da pesquisa vai trazer páginas que contenham informação sobre os dois países. - "Ou" (busca em site de língua portuguesa), ou "or" (busca em língua inglesa), deve ser colocado entre duas palavras, para trazer páginas que contenham uma das duas palavras. Exemplo: Brasil ou Angola. O resultado da pesquisa vai mostrar informação sobre um dos dois países.


Alguns sites já fizeram uma seleção prévia de conteúdos interessantes sobre temas variados. Um deles é o EducaRede, na seção Educalinks (http://www.educarede.org.br/educa/html/index_educalinks.cfm), que indica sites para pesquisa por categoria (meio ambiente, pluralidade cultural, jogos educativos, arte e cultura, entre outros).

Outros portais com serviço semelhante:

http://www.webmundi.com/links/busca.asp

http://www.ecoar.org.br/novo/links.asp

http://www.uniesp.edu.br/sp/biblioteca-links.php


Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação

http://www.educarede.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário