SEJAM BEM VINDOS!!!!

Este espaço foi criado para ser o nosso cantinho de informação, interação e colaboração. Aqui, iremos postar os conteúdos das aulas, as atividades, vídeos, textos e muito mais...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O OLHAR DO EDUCADOR

Ontem, dia 06/10, em nosso primeiro encontro assistimos a esse vídeo bem interessante que nos leva a refletir sobre o posicionamento do professor diante da diversidade encontrada dentro das salas de aula.
Reflitam sobre o tema, comentem e bom vídeo para vocês!




Abraços. Marta

11 comentários:

  1. Realmente educar é muito difícil...
    Tarefa ardua e gratificante.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do vídeo, pois nos mostra que não existe turma homogênea e devemos olhar nossos alunos através de janelas ao invés de espelhos.

    ResponderExcluir
  3. O vídeo nos faz ver que somos pessoas únicas e como educadores jamais poderemos ter turmas hogêneas exatamente pela nossa singularidade do ser humano. É bom vermos filmes sobre estes temas para que não esqueçamos da individualidade de cada um.
    A rotina é um veneno para o nosso trabalho, temos que nos atentar para cada um dos nossos aluno.
    Edma

    ResponderExcluir
  4. Este vídeo é um convite à reflexão. O momento é oportuno: “dia da criança”, “dia do professor”...
    Vamos refletir sobre as diferentes formas que temos para tentar conquistar os alunos com suas diferentes dificuldades e sabedorias.
    As armas infalíveis: o sorriso, o carinho, a atenção; o alvo: nossos estudantes!
    Alba Livia

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto.Maravilhoso.Me fez pensar em muitas de minhas atitudes em sala de aula.Ficarei mais atenta a elas daqui p/ frente.
    Vera Inocencio

    ResponderExcluir
  6. Belíssimo esse texto. Cada dia que passa é necessário nos convencermos de que as velhas"fórmulas" para ensinar não existem. Precisamos ter o olhar atento para cada educando, suas diferenças, sua individualidade e a partir daí sermos mediadores na construção do conhecimento. Vania Neri

    ResponderExcluir
  7. Lindo. Tarefa complicada essa de ensinar valorizando as diferenças, sei bem, porque é o que tento fazer, o que exige também uma atenção individual.
    Neide

    ResponderExcluir
  8. Realmente o vídeo nos leva a reflexão de nossa prática, não só no ambiente escolar encontramos pessoas diferentes, cada um é um ser singular.Dessa forma o educador precisa estar atento ao seu olhar em relação aos seus alunos compreendendo e respeitando as diversidades inerentes a cada um, procurando aceitar suas limitações e avaliá-los de forma específica, para que eles possam alcançar seus objetivos de modo geral.
    Janimar

    ResponderExcluir
  9. Ficar atentos a janelas e espelhos é tudo que precisamos para mudar a prática... Ver cada um de uma forma diferente nos faz repensar para mudar.
    Ana Cristina

    ResponderExcluir