SEJAM BEM VINDOS!!!!

Este espaço foi criado para ser o nosso cantinho de informação, interação e colaboração. Aqui, iremos postar os conteúdos das aulas, as atividades, vídeos, textos e muito mais...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Fundação Victor Civita premia projeto de Ambiente Virtual de Aprendizagem

Karla Veloso: educadora nota 10


Karla Veloso recebendo o
Prêmio Educador Nota 10
Professora do interior de Minas Gerais descobre os benefícios do Ambiente Virtual na Educação e ganha prêmio.

“Ser uma educadora para mim é um dom. Você tem que fazer com muito amor, carinho e persistência. Não é fácil trilhar o caminho da Educação no nosso país.” Karla Veloso tem 29 anos e dá aulas de Geografia para alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental no Centro Educacional NDE UFLA, em Lavras (MG), a 240 quilômetros de Belo Horizonte. Ela foi eleita “Educador do Ano” na edição 2009 do Prêmio Educador Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita aos profissionais que se destacaram este ano com projetos educacionais. Do tradicional copia e cola dos alunos, Karla saltou para um ambiente virtual de aprendizagem. O resultado? Alunos motivados, tempo de estudo estendido e pais engajados.

A cidade de Lavras está mais inspirada do que nunca. O reconhecimento com o prêmio tem motivado outros professores, alunos e escolas a vencerem as barreiras do medo da tecnologia. “A ideia de que a internet tomaria o lugar do professor não faz sentido. Somos os mediadores do conhecimento. A Educação está passando por um processo de transformação. A tecnologia é uma grande aliada, e com o prêmio eu posso divulgar os seus benefícios”, explica Karla Veloso.

Tudo começou em março. A professora, cansada de perceber a tradicional cópia da internet nos trabalhos de pesquisa dos alunos, resolveu fazer algo diferente. “Eu percebi a necessidade de um instrumento de trabalho que auxiliasse no processo de ensino-aprendizagem.” O Centro Educacional NDE faz parte da Universidade Federal de Lavras. E no Departamento de Ciências da Computação uma aluna da Graduação resolveu fazer um estudo de caso com o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade na escola. Depois das mudanças de adequação ao público infantil e os devidos treinamentos, Karla Veloso começou a publicar os conteúdos das aulas naquele ambiente de interação.

Os alunos adoraram. Eles fazem os deveres de casa nessa plataforma, enviam as dúvidas para a professora por e-mail, comentam os tópicos dos outros alunos, conversam via chat e movimentam o fórum de discussão. “Eles ficaram mais motivados, claro. Essa geração cresce na frente do computador. Eles não fazem pesquisa em bibliotecas ou usam enciclopédias. Tudo é feito na internet. Por isso, precisam de alguém para mediar essa busca. Eles têm informação, mas não têm o conhecimento.”

A novidade, a princípio, não agradou aos pais, mas assim que perceberam os benefícios da proposta de estudo da professora, logo voltaram atrás. “Os alunos chegavam dizendo que o computador deles estava de castigo. Os pais tiveram que mudar, e quando perceberam que a internet não estava sendo usada apenas para bate-papo, mas também para aprender, eles mudaram. Sem falar que assim eles podem ter acesso ao que os filhos estão estudando. A ferramenta de trabalho permite, claro.”

O uso de novas tecnologias em sala de aula aproxima professores e alunos. Principalmente os mais tímidos. “Aqueles que são mais quietos, que não têm o dom da palavra, que não conseguem se colocar em sala de aula, no ambiente virtual se descobrem. Interagem, participam, comentam o ‘post’ dos outros alunos”, destaca a professora.

Durante a avaliação do projeto de Karla Veloso, a equipe do Prêmio Educador Nota 10 percebeu um dado interessante. Os horários de acesso dos alunos mostraram que o estudo nas ferramentas colaborativas estende o tempo de estudo. “Rompemos a barreira dos 50 minutos de aula. Nos relatórios de acesso, vimos alunos acessando o ambiente virtual no sábado às 22h59 e outros no domingo às 8h40 da manhã. Você não imagina que um aluno vá pegar um caderno nesses horários para estudar, mas como ele já está no ambiente em que domina, acaba dando uma olhada no conteúdo da escola.”

Há oito anos ensinando os jovens de Lavras, Karla Veloso está em busca de inovações que contribuam com a tarefa de educar. Agora, ela vai divulgar o projeto e explicar para pais, alunos e professores como a tecnologia e o Ensino a Distância estão jogando a favor da Educação.

Retirado na íntegra do Conexão professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário